Coronavírus em animais

Categoria: Notícias Publicado: Segunda, 22 Junho 2020 Escrito por Aline - SoftSul

A pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) tem trazido reflexões e questionamentos relacionadas as mais diversas áreas se tornando um problema de saúde única, e um dos grandes questionamentos é: E os animais são transmissores do Coronavírus?

O COVID-19 pertence a uma enorme família de Coronavírus, essa família é conhecida há décadas e tem diferentes configurações nas mais diversas espécies: cães, gatos, cavalos, galinhas, vacas, etc, e exatamente por estarem adaptados às espécies, é que o coronavírus de um cão ou gato, por exemplo, NÃO PODE CONTAMINAR a um humano e vice-versa.

Os bovinos, são acometidos por um coronavírus, chamado BCoV, que é diferente do vírus da Covid-19. O BCoV atinge apenas bovinos e não são transmitidos para o homem a partir contato com os animais e consumo de carne e seus subprodutos. O esclarecimento é feito por pesquisadores da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que atuam no Instituto Biológico (IB-APTA).

ABANDONO ANIMAL

O medo de ser infectado pela covid-19 a partir de um contato com um animal doméstico nos faz temer pelo aumento de abandonos dos mesmos, por isso fique atento!!

Cães e gatos não transmitem covid-19, se eles estiverem tossindo, por exemplo, procure um veterinário. Mesmo que fiquem doentes, não irá transmitir para os donos e não é motivo para abandono. Animais na rua ficam doentes e podem transmitir outras doenças como: doenças de pele até raiva.

Qualquer dúvida procure um veterinário ou um fiscal sanitário e tire suas dúvidas.