Superintendente do INCRA RS, visita Assentamento da Fazenda Anonni

Categoria: Notícias Publicado: Quarta, 30 Outubro 2019 Escrito por Aline - SoftSul

No dia 24 de outubro (24/10), o Superintendente do INCRA do Rio Grande do Sul Tarso Teixeira e sua equipe, visitaram o Assentamento da Fazenda Annoni no Município de Pontão.

O Prefeito Municipal Nelson José Grasselli juntamente com Maria Pierri presidente da Sala da Cidadania e a Presidente da Câmara Municipal Daniela Caetano de Oliveira acompanharam o superintendente e sua equipe na visita às instalações do Assentamento.

O grupo foi em todos os setores onde pode observar instalações físicas e infraestrutura do Município.

Na Sala da Cidadania o superintendente conversou com a presidente e elogiou a iniciativa do Município de realizar este trabalho regional e assim poder colaborar com órgão de forma eficaz.

O Superintendente também visitou a Coperlat, participou de uma reunião com a direção onde explicaram o funcionamento e a produção do laticínio.

Logo após Tarso também visitou o Assentado Valdir Volpi, onde pode ver a repercussão e o desenvolvimento da produção agrícola que o agricultor desenvolveu desde que foi assentado.

Na agrovila COOPTAR, o Superintendente visitou a cooperativa agrícola e conheceu o Sistema Cooperativista dos Assentados, que compreende uma área de 203 ha onde vivem e trabalham, desde 1996, 14 famílias, que integram o Assentamento 16 de Março, originado da desapropriação da antiga Fazenda Annoni.

No Instituto Educar o Superintendente conheceu a escola, e também um pouco da história, que também está dentro do contexto de um dos marcos da luta por Reforma Agrária nesta região, uma das maiores ocupações realizadas no Rio Grande do Sul.

As 15:00 aconteceu no Ginásio Municipal de Esportes uma Assembléia onde a ideia era estreitar o contato com os agricultores, apresentar as demandas e demonstrar as atividades realizadas pelo INCRA no Estado do Rio Grande do Sul.

A Pauta da Assembléia teve como destaque 4 pontos:

1° Os Assentados que possuem títulos e não registraram, e estão aguardando para registrar;

2° Os Assentados que possuem títulos e já estão pagando e estão aguardando o cálculo para obter a liberação;

3° Os títulos que não foram possíveis registrar e devolvidos ao INCRA, devido a falta de documentação.

4° Encaminhamentos de pedidos de reenquadramento e emissão de títulos.

Na oportunidade houve a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, entre a Prefeitura e o INCRA, para melhor auxilio através da Sala da Cidadania.

Acessos: 1905