Pontão adere Projeto Coprel Ecologia

Categoria: Notícias Publicado: Quinta, 19 Setembro 2019 Escrito por Aline - SoftSul

Com o objetivo de cumprir com sua responsabilidade ambiental a Coprel está realizando a reposição florestal obrigatória.

Em consequência da limpeza e manutenção da faixa de passagem, realizada continuamente nos traçados das redes elétricas de distribuição de energia, o projeto Coprel Ecologia objetiva a reposição florestal através do plantio de árvores nativas em áreas de preservação.

O Projeto Coprel Ecologia chega em sua 15ª edição, ao longo da sua história já foram recuperados 464 hectares de áreas de preservação permanente (APP) com mais de 515 mil mudas plantadas com índice de sobrevivência das mudas em uma média de 97%.

Neste ano de 2019 o Município de Pontão está entre os Municípios que aderiram o Programa, e tem como responsáveis Márcio José Bonato (Licenciador e Secretário do meio ambiente), e Fabiana Favero Loureiro Machado (Bióloga).

O ciclo  começa com a distribuição das mudas pela Coprel às prefeituras, que as destinam a agricultores que se dispõem, voluntariamente, a plantá-las em áreas de preservação permanente nas propriedades.

O plantio mínimo deverá ser de 500 mudas por propriedade, se não atender este plantio mínimo, deve conciliar com os lindeiros o plantio em conjunto que forme um corredor ecológico e assim possa atender as 500 mudas plantadas.

No Município 6 cooperantes de dispuseram a participar do projeto: a Comunidade do Passo Real, a Cooperativa de Produção Cooptar, José Ires Oliveira Bonato, Egon Inácio Schwaab, João Luíz da silva e Vilson Reolon.

As mudas de árvores nativas distribuídas, obedecerão à integração ao contexto nativo regional, entre as principais mudas utilizadas estão no projeto destacam-se: Angico, Ipê, Canafístula, Cedro, Guajuvira, Canela, Camboatá, Louro, Caroba, Ingá, Cereja, Uvaia, Pitanga, Guabiroba, Chal-Chal, Guabiju, Jabuticaba, Sete Capote, Erva-mate, Pinheiro Brasileiro, Açoitá, Coção, Araticum, Araçá, Guamirim, Jaboticaba entre outras.

Feito o plantio, a Coprel realiza a vistoria e faz o levantamento da quantia de mudas que efetivamente sobreviveram, apresentando o “Relatório de Plantio” que é um documento com todos os aspectos positivos e pontos a melhorar na execução do projeto.