Dia do meio ambiente é comemorado na prática

Categoria: Notícias Publicado: Terça, 18 Junho 2019 Escrito por Aline - SoftSul

Pequenas ações podem gerar grandes benefícios.

O dia do meio ambiente pode servir para lembrar que, mesmo quando os desafios parecem grandes demais, cada ação que é tomada pode fazer a diferença. Comemorado no dia 5 de junho, a data foi instituída em 1972, em uma conferência das Nações Unidas (ONU), em Estocolmo.

O objetivo foi chamar a atenção para os problemas ambientais e para a preservação dos recursos naturais, que até então a população considerava ser inesgotável.

Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maiores influencias na sobrevivência de diversas espécies.

Tendo em vista o grande crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem serem revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.

É neste intuito que a Emater de Pontão, juntamente com o Departamento do Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal, estão fazendo um trabalho de preservação de nascentes no município. As nascentes são fontes de água que surgem em determinados locais da superfície do solo e são facilmente encontradas no meio rural. Elas correspondem ao local onde se inicia um curso de água (rio, ribeirão, córrego), seja grande ou pequeno.

A água é apontada como um recurso natural de altíssimo valor econômico, estratégico e social, já que todos os setores de atividade humana necessitam dela para desempenhar suas funções. Foi pensando nisso, que a ideia do trabalho de preservação das nascentes surgiu e vem sendo colocado em prática no município, mostrando que o dia do meio ambiente se comemora todos os dias, na prática com ações.

Jornalista Évelin Lorca

Propriedade de Ivanor Mazzetti