"Da terra brota uma escola em movimento"
Da conquista da terra nasce a Escola Estadual de Ensino Fundamental 29 de Outubro, localizada no Assentamento 16 de Março, Município de Pontão, sendo uma escola do campo. Com um Projeto Político Pedagógico Educacional para o campo.
A escola atende alunos de 1º ao 9º de todo o Assentamento da antiga Fazenda Annoni. Muitos são os princípios que orientam as práticas desenvolvidas: o diálogo, a pesquisa, a ética, a humanização, a interdisciplinaridade, a reflexão, a coletividade, conscientização da preservação do meio ambiente, formar cidadão crítico, a prática, oportunizar a construção do conhecimento, valorizar sua identidade pessoal e o contexto em que está inserido.
A escola desenvolve e está inserida nas seguintes ações:
•ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: iniciada em setembro de 2012, com 09 horas diárias de trabalho pedagógico, servindo 03 refeições diárias;
•PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO (recursos governo federal): neste programa são desenvolvidas várias ações pedagógicas como: viagens, música, teatro, dança, ecologia, informática, agricultura .
•PROJETO DE PESQUISA: são desenvolvidos desde 2001, com pesquisa e prática do aluno na sua propriedade (família do aluno) e seminário de conclusão na semana da escola (outubro);
•PARTICIPAÇÃO + CRIANÇA DA RIO + 20: participação no Rio de Janeiro com 9 crianças ( Ana Claudia, Dienifer, Pamela, Igor B., Igor M., Ronaldo, Marcos, Maferson e Diogo) e 3 professoras (Adriana, Bernadete e Jussara) com a escrita da Carta da Terra. Participação da aluna Pamela e a professora Iris em Curitiba no lançamento da Rede + Criança com Editora Positivo.
•Em Brasília a participação da aluna Ana Claudia e a professora Bernadete na Conferência Nacional da Criança e do Adolescente com entrega da Carta da Terra para a Presidenta Dilma.
Novamente no Rio de Janeiro participação do aluno Maferson e do professor Munir no lançamento da Rede + Criança.
Entrega da Carta da Terra ao Governador do Estado Tarso Genro em visita ao Assentamento;
•INTERNET VIA SATÉLITE (EMBRATEL): conquista para dar continuidade a Rede + Criança;
•CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE (CNIJMA): com os temas terra, água, ar e fogo foi realizado conferência na escola na qual um projeto foi escolhido do tema terra: PERMANÊNCIA DO JOVEM NO CAMPO. O qual se classificou a nível regional, estadual com participação do aluno Marcos Cé na Conferência a nível nacional em Brasília;
•PRÊMIO GESTÃO: A única escola da 7ª CRE premiada a nível estadual pela gestão da escola, com homenagem em Porto Alegre;
•CAMINHADAS ECOLÓGICAS: planejadas, realizadas e sistematizadas com professores e alunos;
PERSPECTIVAS PARA 2014:
Por ser uma escola do campo, inicia-se o processo de reestruturação curricular – ciclos, projeto que abrange todas as escolas do campo do RS, buscando a permanência do jovem no campo e da ESCOLA DO CAMPO, tornado assim uma educação voltada à realidade do campo.
PROFESSORAS DIVULGADORAS: Adriana Piovesan dos Santos, Bernadete Luiza Cadoná Schwaab, Edna Joana D’arc Oliveira Goulartt, Iris Terezinha Pereira Chiarentim, Ivanete Lurdes Buffon, Jociéli Isabel Schneider, Jussara Reolon.
Acessos: 4602