Pontão sobe 157 posições no ranking da educação estadual e avança no investimento por aluno
Município investe 40% a mais que a média nacional por aluno e relatório do IMERS mostra evolução nos índices de qualidade educacional
A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC), divulgou no dia 19 de novembro os resultados do Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (IMERS), e Pontão é um dos destaques. Com um salto de 157 posições, o município avançou da 457ª colocação em 2022 para o 300º lugar em 2023, consolidando-se como uma referência em educação na região norte.
Entre 2022 e 2023, Pontão registrou melhorias expressivas nos indicadores de qualidade da educação. No Índice de Qualidade da Alfabetização (IQA), o município alcançou 79,15684 pontos, indicando avanços nas habilidades de leitura e escrita dos estudantes. Os Anos Iniciais (IQI) e Anos Finais (IQF) também tiveram progressos como é possivel verificar no grafico abaixo:
Investimento acima da média nacional
Outro destaque é o investimento por aluno. Segundo relatório emitido pelo Siconfi em 2023, Pontão destinou R$ 17.441,92 por aluno, um valor 40,01% superior à média nacional que é de R$ 12.458, e também acima das médias regional e estadual. Esse nível de investimento é um reflexo do comprometimento da administração em oferecer uma infraestrutura de ensino com mais recursos para os alunos. Em comparação com outros municípios, Pontão superou Passo Fundo, que ficou na 356ª posição, e Ronda Alta, que alcançou o 323º lugar.
Os avanços registrados reafirmam o compromisso do município com a educação como um dos pilares do desenvolvimento. A administração atribui os resultados ao esforço conjunto de professores, gestores e à participação da comunidade escolar.
Sobre o IMERS O Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (IMERS) avalia anualmente o desempenho educacional nos municípios, permitindo uma análise detalhada dos impactos das políticas públicas e servindo como base para a criação de estratégias de melhoria contínua.