Veículo MovCeu está chegando a Pontão para transformar a cultura local

Categoria: Notícias Publicado: Terça, 02 Julho 2024 Escrito por Rafaela - SoftSul

A cidade de Pontão se prepara para receber o MovCEU, um projeto inovador do Programa Territórios da Cultura, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC). O convênio firmado entre o MinC e o Município de Pontão, possui um investimento total de R$ 615.764,00. Desse montante, R$ 515.648,00 são oriundos do MinC, enquanto R$ 100.116,00 correspondem à contrapartida municipal. O objetivo do projeto é promover atividades culturais e aprimorar a infraestrutura cultural do município.
O MovCEU é um equipamento cultural itinerante, projetado para atender comunidades de baixa renda em municípios com menos de 20 mil habitantes, tanto em áreas rurais quanto urbanas. Este veículo multifuncional, é uma van adaptada e  funcionará como biblioteca, estúdio de produção audiovisual, cinema de rua, palco para apresentações, entre outras utilizações culturais. A missão do MovCEU é circular pelas comunidades promovendo uma agenda constante de atividades culturais. A chegada deste bem cultural faz-nos refletir sobre a importância de investir em educação e cultura, além de capacitar jovens nas tecnologias digitais e audiovisuais.

O plano de utilização do MovCEU foi elaborado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que será responsável pela gestão do projeto. As atividades culturais previstas incluem oficinas,feiras culturais, passeios culturais e visitas guiadas à Fazenda Annoni, destacando sua importância histórica e cultural; espetáculos de teatro e dança, apresentações,  incluindo workshops e palestras sobre preservação do patrimônio cultural; cursos de capacitação em tecnologias digitais, como fotografia, produção de vídeo, edição de áudio e criação de conteúdo digital; oficinas de artes visuais, música e teatro para incentivar a expressão artística e criativa e festivais de música como o Canta Pontão.

Além disso, serão realizadas exibições gratuitas de cinema em diversas localidades, permitindo que a população tenha acesso a filmes e conteúdos audiovisuais de qualidade. A infraestrutura do MovCEU permitirá a gravação de conteúdos audiovisuais, oferecendo aos jovens e à comunidade a oportunidade de se envolverem na produção digital. Isso incentivará o desenvolvimento de habilidades em áreas como edição de vídeo, produção de áudio e criação de conteúdo, promovendo a inclusão digital e fortalecendo as capacidades criativas dos moradores.

A administração reforça que serão realizadas reuniões adicionais para debater as ações no território com a chegada do veículo, garantindo que as atividades culturais atendam às necessidades e expectativas da comunidade.