Educação Ambiental em foco

Categoria: Notícias Publicado: Quinta, 14 Julho 2022 Escrito por Rafaela - SoftSul

O Programa de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica de Passo Fundo, organizado pela ENGIE Brasil Energia em parceria com a EMATER e com o apoio da administração municipal através das Secretarias da Educação, Agricultura e Meio Ambiente, realizaram no dia 13 de julho, uma ação muito especial em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado dia 05 de junho, na Escola Alberto Torres.

A ação teve dois momentos que se complementaram. No primeiro, as turmas de alunos do 6º ao 9º ano participaram de uma palestra ministrada pela Educadora Ambiental, Beatris Binotto, que chamou a atenção para os problemas ambientais que toda a sociedade enfrenta e os desafios de se trabalhar a conscientização sobre os descartes de resíduos e a importância deste que é um tema que atinge a todos, sem distinção. Seguindo a temática, a Educadora Ambiental falou ainda sobre a importância da proteção e recuperação das nascentes, através do plantio de árvores nativas, que atuam inclusive, na preservação e manutenção do ecossistema como um todo.

Após a palestra, os alunos foram convidados para o segundo momento da ação, que consistiu no plantio de aproximadamente 30 mudas de árvores nativas, doadas pelo Instituto Educar, próximo à nascente do poço que abastece o nosso Município.

Na prática, o Programa leva aos estudantes, que são a base do processo de conscientização ambiental, a importância da preservação de todo o ecossistema, uma vez que eles entendem que tudo faz parte do seu dia-a-dia e que é preciso levar aos seus lares e entorno, as boas práticas ambientais.