Formalizadas Práticas Integrativas no Município de Pontão

Categoria: Notícias Publicado: Sexta, 14 Agosto 2020 Escrito por Aline - SoftSul

O projeto de lei que institui em Pontão a Política de Práticas Integrativas e Complementares no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) foi encaminhado á Câmara e apresentada aos vereadores pelo secretário Valdelir, o objetivo principal do encontro foi apresentar aos vereadores uma proposta para implementação das práticas alternativas na Atenção Básica, dentro do projeto de tratamentos integrativos já existentes no município, como por exemplo a Fitoterapia - Plantas Medicinais.

O secretário abordou o assunto na Câmara e, para ele, as vantagens do programa são o baixo custo e a possibilidade de utilizar recursos humanos já disponíveis. "É uma política simples, mas que vai abrir espaço para que o município esteja integrado a políticas estaduais e federais, possibilitando também a obtenção de verbas para poder fomentar as várias práticas em nosso município. Muitas delas, comprovadamente, têm resultados altamente positivos para a população, reduzindo custos de medicamentos e outros insumos que são necessários para determinados tipos de tratamento. É um avanço importante para a cidade e parabenizo as equipes que trabalharam com afinco na discussão desse projeto”, declarou.

O projeto de lei aprovado estabelece diretrizes para a Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, em consonância com a legislação federal. A matéria define, ainda, que as práticas complementares são todas aquelas devidamente regulamentadas e desenvolvidas por meio de ações integradas de caráter interdisciplinar e que se somam às técnicas da medicina tradicional, tais como auriculoterapia- MTC (Medicina Tradicional Chinesa), fitoterapia- plantas medicinais, terapia de florais, e outros recursos terapêuticos complementares.

O projeto de Lei foi aprovado na última terça-feira dia 04 de agosto.

O município de Pontão tem agora Centro de Práticas Complementares de Saúde - CEPICS

Na tarde desta quarta-feira, 05 de agosto, no Centro de Prática Integrativas e Complementares de Saúde - CEPICS, foi formalizada a Implantação e Implementação das Práticas Integrativas e Complementares (PICs).

Participaram do ato prefeito Nelson Jose Grasselli, o Secretário de Saúde e Assistência Social Valdelir Cristófoli, e a Coordenadora da Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares de Plantas Medicinais e Fitoterápicos – Marilda Mânica, Juceli Muller- Eng. Agrônoma da EMATER, (....).

Em Pontão são oferecidas Auriculoterapia, Arteterapia, Biodança, Fitoterapia – plantas medicinais, Meditação, Reiki, Terapia de Florais e Yoga e terapia Comunitária. Serão implantadas em breve outras práticas.

Segundo o prefeito, com esse avanço o município está buscando ofertar um leque de novas opções terapêuticas para contribuir com a qualidade de vida dos pontanenses.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), publicada em 2006, instituiu no SUS abordagens de cuidado integral à população por meio de outras práticas que envolvem recursos terapêuticos diversos. Desde a implantação, o acesso dos usuários tem crescido.