NOTA PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO

Categoria: Notícias Publicado: Quinta, 27 Junho 2019 Escrito por Aline - SoftSul

O Prefeito Municipal de Pontão-RS Nelson José Grasselli, vem por meio deste esclarecer, sobre os fatos apresentados na imprensa nos últimos dias, com relação a desvios de funções das Famílias Assentadas no Programa de Reforma Agrária.

Como Prefeito Assentado da Reforma Agrária, quero esclarecer o que segue. Em 1985 mais de 1.500 famílias Sem Terra, ocuparam o então latifúndio improdutivo (Fazenda Anoni), desta ocupação gerou-se o assentamento com mais de 412 famílias. Com o Assentamento dessas famílias, criou-se a possibilidade que o então distrito de Pontão em 1993 finalmente passaria a ser Município. Além da emancipação pela distribuição de terra através da Reforma Agrária, trouxe para nosso Município o desenvolvimento econômico e social, não somente para as famílias Assentadas, mas para toda a população do Município, principalmente Urbana. Sempre foi de interesse de muitos denegrir a imagem da Reforma Agrária, e com isso apresentam algumas possíveis irregularidades que deverão ser apuradas pelos Órgãos Competentes, que aliás já está sendo feitos pela Controladoria Geral da União “CGU”, e devidamente esclarecida por cada família assentada. O Município de Pontão através de seus administradores sempre se colocaram ao lado das Famílias Assentadas, na busca de regularizar todas as situações de Pendências, através da Sala da Cidadania. Também é importante esclarecer que os Assentados da Reforma Agrária são de extrema importância na produção de alimentos saudáveis e de preço acessível, só no Município de Pontão os Assentados produzem grande parte dos alimentos consumidos na região, e é rica em sua diversidade. Diante do exposto podemos concluir que fatos isolados não comprometem a conduta e o papel importante que a Reforma Agrária tem em nosso País.